Você é uma Mamãe Festeira?

Nasce uma mãe, nasce uma festeira

3 anos do Theo – Mickey no parque

Sempre gostei de festejar. Organizar a decoração e realizar as festas da família. Depois que engravidei, meu chá de bebê rendeu suspiros e percebi uma coisa diferente nascendo em mim: Virei mamãe festeira.

 

Desde então as festas de aniversário dos filhos e qualquer comemoração familiar virava grande evento.

2 anos do Samuel – Mundo Bita

Me apaixonei ainda mais pelo mundo festeiro e a veia da decoração ficou ainda mais forte. Nasce uma mãe, nasce uma festeira.

Já ouviu essa frase? Pois ela é muito verdadeira.

Grande parte das mulheres passa a se interessar loucamente por decoração, doces, bolos e organização de festas depois da maternidade. Há que já seja festeira antes de ter filhos, e aí quando vem a maternidade essa qualidade festeira aumenta ainda mais.

Samuel fantasiado no aniver de 5 anos do Theo – Star Wars

Mas você sabe de verdade os passos primordiais para realizar uma festa de sucesso? Vou te contar alguns segredinhos e pulos do gato que vão facilitar imensamente esse processo.

Uma festa basicamente precisa de 3 pilares para ser um sucesso e todos eles estão diretamente ligados. Mesmo que você se responsabilize apenas por um deles, será co-responsável pelos outros.

Comida (e bebida)

Pode estar tudo maravilhoso, mas se a comida não for boa ou se faltar alguma coisa, seus convidados vão falar mal da festa. Se programe para fazer e comprar tudo numa quantidade certa ou contrate um buffet profissional para cuidar disso. Verifique se há a necessidade de contratar garçons ou se a mesa vai estar a disposição para os convidados se servirem sozinhos. Se escolher a segunda opção, verifique quem estará responsável da reposição dos itens.

Decoração

Aquela mesa do bolo linda, mesas e cadeiras dos convidados, decoração do salão, entrada (arcos) etc. A mesa do bolo deve estar num lugar que os convidados entrem e deem de cara com ela. É ela que vai ficar nos álbuns de fotografia mostrando a hora do parabéns. Certifique-se de que ela se mantenha inteira para a hora do parabéns e pense na possibilidade de uma mesa secundária com docinhos e até alguns doces decorados da mesa principal para que as crianças possam comer ao longo da festa (se for o caso).

Entretenimento

Já foi numa festa que não tinha nem música? Os convidados precisam ter o que fazer na sua festa pois nem sempre só o livre bate papo é suficiente. As crianças precisam estar entretidas até para que os pais possam aproveitar a festa, observar a decoração linda que você preparou e comer a boa comida que tanto você planejou. Considere se vai ter brinquedos (com monitor), um show de mágica, palhaços ou personagens (que não assuste as crianças da faixa etária dos convidados e principalmente do aniversariante), pintura de rosto, escultura de balões etc. Ainda existe a possibilidade de fazer brincadeiras guiadas como uma oficina de pintura ou cupcake.

1 ano do Samuel – Patinho de borracha

Então agora você já sabe o que precisa para sua festa ser um sucesso, mas não sabe por onde começar? Hoje nós vamos falar do 2º item: A decoração. Essa é a parte que as mamães começam a se especializar quando chegam os filhos.

Será que basta colocar uma mesa com algumas bandejas, lotar de doces e caixinhas coloridas e está garantido? Claro que não. Existem profissionais especializados em CADA setor da decoração para garantir que essa parte esteja impecável. Vamos conhecer as funções dentro do mercado de festas para saber que direção tomar na hora de cuidar da decoração da sua festa.

Existem, por alto, 5 tipos de profissionais dentro do mercado de festas, no que diz respeito a decoração.

Locadora

Se você já programou toda a decoração, tema e cores da sua festa, só falta colocar em prática. Procure lojas de artigos de locação para decorar sua mesa e salão. Existem casas de festa com acervos enormes onde é possível soltar a imaginação e escolher as peças a serem usadas. Geralmente você vai até a loja (física ou virtual) e escolhe as suas peças para montar tudo sozinha. Os preços podem ser individuais por peça ou em pacotes (alguns até sugeridos pela loja). Essas lojas alugam as peças, assim você pega, monta e depois devolve.

Montadora/Desmontadora

Agora você já escolheu os itens, tudo que vai usar mas na hora de montar… Está em dúvida de como montar na sua mesa? Não faz idéia de como distribuir as bandejas e suportes?  Escolha um montador/desmontador para fazer o serviço. As vezes, as locadoras oferecem esse serviço com um valor extra. Essa profissional monta a decoração que você escolheu e distribui doces e bolo (que você comprou) na sua mesa. É como a equipe da mãe. Mas não assina o projeto final, apenas auxilia a montar aquilo que você escolheu, selecionou e contratou.

Decoradora

A decoradora vai fazer o projeto para você. Essa profissional está preparada com as tendencias de decoração e estratégias para fazer a sua mesa ser super notada. Neste caso, você pode contratar uma decoração completa os doces e bolo caso ela tenha essa opção no pacote. A decoradora vai atender seus desejos de acordo com o tema escolhido ou criar um só para você. Mas aí, você não vai colocar a mão na massa. Se contratar uma decoradora, evite inserir coisas na decoração, ou seu dinheiro será desperdiçado. A decoradora cobra mais pois ela fará todo o trabalho de decoração da mesa.

Assessora

Até agora você pensava que cerimonialista era apenas para casamento? Eu também. Mas o nome cerimonialista deveria ser usado para profissionais que auxiliam no dia da festa. Aquela que organiza os casamentos é na verdade uma assessora e você pode contratar essa profissional para sua festa também. A assessora tem contato de TODOS os profissionais que você precisa para uma festança sem igual. O único material de trabalho da assessora é uma agenda. Ela senta com você e te direciona aos melhores serviços, ela contrata os profissionais e te orienta para que não falte nada e também estará no dia da festa para garantir que tudo saia perfeito.

Essa profissional cobra uma porcentagem sobre o valor da sua festa ou um valor fixo para fazer esse planejamento.

Assessora Decoradora

Agora vai ficar show. Essa profissional faz o que a anterior faz, mas ela assina o projeto da sua decoração, ou seja, ela vai fazer a decoração. Imagine que estamos fundindo duas profissionais, então o valor será mais alto também. A assessora decoradora  cuida do planejamento ao gerenciamento da festa e ainda puxa para si a responsabilidade da mesa decorada.

Vamos trabalhar na decoração da festa agora?

Agora você já sabe melhor os passos para planejar sua festa e que tipo de profissional procurar de acordo com a sua necessidade.

4 anos do Theo – Piratas

Quer fazer tudinho sozinha? Procure um locador e/ou montador de mobiliário e bandejas.

Quer provençal ou porcelana? Tradicional ou inovador? Procure kits prontos.

Quer organizar tudo mas não sabe por onde começar? Contrate uma assessora.

Ainda dá pra fazer tudinho sozinha pesquisando as infinitas idéias no Pinterest, google, youtube ou instagram de inspiração. Mas se as idéias ainda estiverem pipocando você pode acabar misturando tudo e saindo um balaio de gato. Então planeje bem, escolha os profissionais certos que vai trabalhar e se programe usando a dica da planilha.

3 anos do Theo – Peppa festa na escolinha

Você já realiza essas funções para ganhar um dinheiro extra? Gostaria de conhecer mais sobre o mercado de festas e profissionalizar seu negócio? Conheça os cursos da Lilian Ruas, uma profissional com mais de 18 anos de experiência no mercado de festas que ministra cursos e consultorias para profissionalizar o mercado de festas atual.

E aí, tem mamãe festeira? Como são organizadas as festas na sua casa?

Deixe uma resposta